sexta-feira, 22 de junho de 2007

RS: aluno de biologia terá direito a não matar cobaias

RS: aluno de biologia terá direito a não matar cobaias.

Um estudante do 4º semestre de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ganhou na Justiça o direito de cursar disciplinas sem ter de matar ou dissecar animais. A decisão que beneficiou Róber Freitas Bachinski, 20 anos, foi dada no dia 13 deste mês, pelo juiz da Vara Ambiental Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.
"Sou totalmente contra aulas com animais em ciências biomédicas. Há vários trabalhos que dizem que não é preciso, há métodos substitutivos, gratuitos inclusive, em sites na Internet", argumentou o estudante, segundo informações da EcoAgência.

O juiz reconheceu a "objeção de consciência", um direito previsto na Constituição, que garante ao aluno se manter fiel às suas crenças e convicções sem que isso signifique um prejuízo para a vida acadêmica. A Justiça determinou que sejam elaborados "trabalhos alternativos, em substituição às aulas práticas com uso de animais", no caso do aluno.
A universidade ainda não definiu se Bachinski terá um local especial para trabalhar ou se apenas ficará assistindo enquanto seus colegas manipulam os animais em sala de aula.

Nenhum comentário: